segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Halloween

Halloween


O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou a meados do século XIX.

História do dia das bruxas


história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.

Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados ( 2 de novembro).


Símbolos e tradições



Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.


Halloween no Brasil


No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Vestibular




Está aberta a temporada de inscrições para vestibulares no Brasil inteiro. Se você está saindo do Ensino Médio ou já o concluiu e planeja fazer um curso superior, fique atento a quais universidades você pode tentar o acesso. 

Quais as formas de acesso a uma universidade? 

No momento estão abertas as inscrições para os vestibulares, mas no decorrer do ano que vem haverá seletivos especiais por histórico escolar. Em todos os casos a nota do Enem pode lhe ajudar nu caso de desempate entre concorrentes a vagas. Em algumas universidades é obrigatória a nota do Enem para o ingresso no curso. 
As universidades do Vale do Itajaí e próximas são: 

Estadual: 
 Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC): 
Prazo de inscrição: expirou no dia 7 de outubro. 


Federal: 

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) 
Prazo de inscrição: até 19 de outubro 


Privadas: 

§ Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI) 
Prazo de inscrição: até 17 de outubro 

Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) 
Prazo de inscrição: 17 de outubro 



Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Prazo de inscrição: 20 de novembro (exame de seleção on-line) http://www.grupouniasselvi.com.br/pt_br/index.php

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Música: Lady Gaga




Stefani Joanne Angelina Germanotta, nasceu em 28 de março de 1986 em Nova Iorque; Cantora, compositora e produtora musical. Considerada uma das 25 pessoas mais influentes do mundo e uma das 5 mais remuneradas do mundo. Iniciou sua carreira no cenário musical do Rock no sudoeste da cidade de Nova Iorque em 2003. 
Sua carreira estourou em 2008 com o Álbum THE FAME que ficou em 1º lugar em vários países, e em 2º lugar na Billboard 200. Depois disso ninguém segurou mais a Mother Monster, assim apelidada pelos seus Monstrinhos ( Fãs ). 

Temos o Link de um Photoshoot Lindo da Lady Gaga; Confere aí: http://migre.me/5Ucqw

Enem




O Que é o Enem ?


O Enem - Exame Nacional do ensino médio foi criado em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem Participar alunos que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio. o Enem é utilizado como critério para avaliar o aprendizado do aluno e avaliar se o aluno tem capacidade para adquirir uma bolsa de estudos no ProUni por exemplo.
Para você que vai fazer o Enem esse ano, encontramos um simulado do site Brasil Escola para lhe ajudar a testar seu conhecimento. 

Link: http://migre.me/5UcTx

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Route 66 - Rota 66






A famosa Rota 66 inicia em Chicago e vai até Los Angeles, cruzando os estados de Illinois, Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, New Mexico, Arizona e Califórnia, num total de 3.945 km.

Curiosidades
A estrada é o berço do primeiro Motel e do primeiro McDonald's do mundo, e foi cenário de filmes como Easy Rider e Bagdá Café.  Um fenômeno natural ajudou a Rota 66, ser o caminho para o Oeste prosperar. Os ventos traziam as terríveis ondas de areia que tudo enterrava, e dizimava casas, fazendas e plantações inteiras. Este fenômeno foi chamado de Dust Bowl (tempestade de areia). 91% da Rota 66 original está no estado do Texas. Curiosidades Muitas coisas sem explicações acontecem nesta Rota Uma das atrações as margens da rodovia é o Cadillac Ranch (Fazenda de Cadillac). Os veículos foram parcialmente enterrados, seguindo uma angulação exata de 51 graus entre os 10 automóveis. Dizem seguir a mesma angulação de uma pirâmide egípcia.Quapaw, no estado de Oklahoma foi o primeiro centro de observação de coisas estranhas na Mother Road, sua fama vem do relato de luzes sobrenaturais que são reportadas desde 1700, bem antes da Rota 66 passar por lá.